A importância de Salvador BA
Salvador é uma das mais importante cidades do país, pois as correntes marítimas fazem com que essa rota natural facilitasse a entrada e saída de navios trazendo mercadorias sendo que as frutas que existia eram trazidas de outros países.
A escolha de Salvador como capital tinha também uma relação com a economia açucareira. Desse modo, Salvador tinha uma posição estratégias para que a comunicação com os grandes polos, produtores de açúcar fosse facilitada.
Salvador foi a primeira capital do país que administrou o país por muito mais tempo, fazendo com que a população crescessem devido os povos que chegavam aqui.
Baia de todos os santos
ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA SOBRE A RUA 2 3ª
ETAPA DE CASTELO BRANCO
1ª ENTREVISTADA: Neuza Madureira da Silva, 74 anos.
2ª ENTREVISTADO: Djalma Rodrigues Santos, 75 anos.
Eles relataram um pouco da história do Bairro de Castelo Branco. Primeiramente conversei com a Senhora Neuza Madureira da Silva, funcionária pública aposentada, ela relatou que vive em Castelo Branco á 40 anos, que quando veio morar em Castelo Branco a estrutura do Bairro era caótica. Ela confirma que não tinha pavimentação, o processo de ocupação das primeiras casas ocorreu justamente com as construções ao longo da via principal,que constitui a parte alta que forma o Bairro, onde situa-se a fábrica da Nestlé. A Senhora Neuza relatou que a entrada de Castelo Branco era Golf Clube que descia a Nestlé para chegar em Castelo Branco. Só tinha o conjunto da Urbis que começou a desenvolver na década de 60, foi daí que começou a construção das 3 etapas de Castelo Branco, que hoje compreender cerca de outros 41 bairros que abrigam mais de 50.000 moradores.
O segundo morador o Senhor Djalma Rodrigues Santos, 75 anos, aposentado vive no Bairro de Castelo Branco á mais de 35 anos. Ele relatou que Castelo Branco antigamente era bastante tranquilo até acumular diversas invasões e outros parcelamentos enformais. A partir dos anos 80 e 90, o Bairro teve grandes melhorias principalmente na sua estrutura,urbanização e transporte, e transformou-se no centro local de comercio com os mercadinhos e feira livres, serviços e equipamentos sociais.
Castelo Branco
Nestlé
A FORMAÇÃO DO BAIRRO
O bairro de castelo branco, apesar de ser um pouco afastado do centro da cidade, não é isolado como muitos pensam. Ao contrário, essa sua distância só o transforma em um bairro calmo e familiar, com várias praças, restaurantes e bares onde os moradores podem se reunir para o lazer. Mas, não deixa de enfrentar problemas como a violência e meios de transportes insuficientes.
O bairro até o meados de 1940 era considerada rural, com chácaras e plantações de árvores frutíferas e contava com a presença da maior fazenda existente da época, jaguaripe de Cima. As chácaras, Matas Atlântica e Vales, com os famosos quintais com áreas de lazer e de pequenas plantações, eram onde as primeiras famílias faziam seus pomares e criavam seus animais. Aos poucos esses pequenos sítios foram se desfazendo em lotes cada vez menores, de tal modo que atingiu todos os vales e transformando em moradias de níveis sócio-econômicos diferenciados. Um crescimentos muitos rápidos que se estende até hoje.
Em 1950, a população crescia aceleradamente no centro de Salvador. Então o governo da Bahia através da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano- CEDURB, empresa vinculada á Secretaria do Saneamento e Desenvolvimento Urbano, resolveu criar um projeto com o objetivo de forçar a expansão da cidade em direção ao Centro Industrial de Aratu - CIA e ao Pólo Petroquímico de Camaçari. A intenção era cria equipamentos de serviços maior e comércio de maior porte, um tipo de sub-centro regional que estivesse posicionado em um local estratégico e que assim pudesse se consolidar ao longo dos anos.
É assim, começa a se desenvolver o Conjunto Habitacional Castelo Branco, cujo nome surgiu em homenagem ao Presidente Marechal Castelo Branco. Esta parte da cidade se localiza entre a BR-324 e a Avenida Luiz Viana Filho, conhecida como Avenida Paralela, estendendo-se desde a invasão Saramandaia até o limite Norte do Município, com cerca de 115 km, que corresponde a 36,74% de Salvador.
Ao longo desse espaço, foram criando-se cada vez mais aglomerações motivando o surgimento de novos bairros como Cajazeiras, Fazendo Grande, Dom Avelar, Mata Escura e Nova Brasília. Todos estes, denominadas como Miolo de Salvador devido ao fato de estar situado, na parte central do município de Salvador, ou seja, no miolo da cidade.
CASTELO BRANCO ATUALMENTE
Castelo Branco é um bairro de Salvador, localizado na região do Miolo Central, com origem no início da década de 1970. Está dividido em cinco etapas. As 4ª e 5ª etapa são também conhecidas com Creche. Atualmente, Castelo Branco possui vários estabelecimentos comerciais com Lan houses, supermercados, pequenas lojas além de churrascarias e videolacadoras, principalmente na primeira etapa. O bairro é formado pelo conjunto da Urbis, hoje Conder. Sua população é formada principalmente por funcionários públicos, como policiais militares, professores do estado, Prefeitura, Petrobras e Correios.
As linhas de ônibus são para a Estação da Lapa, Pituba, Barroquinha, Campo Grande além da linha Creche/Estação Pirajá 9 (direcionada para Creche) e Aeroclube/Creche. Em horários de pico, têm-se a linha Estação da Lapa via Acesso Norte, Campo Grande via Retiro/Bonocô e Pituba via Acesso Norte.
As principais escolas do bairro são:
- Escola Dona Arlete Magalhães.
- Colégio Adventista de Castelo Branco.
- Colégio Estadual Professor Raimundo de Almeida Gouveia.
- Colégio Estadual Professor Roberto Santos
Colégio Estadual Professor Raimundo de Almeida Gouveia
Na primeira etapa há também a feira livre, caracterizada por várias barracas que se espalham pela rua. Geralmente vendem frutas e verduras, mas em dias de domingo podemos encontra roupas em algumas barracas.
Outro destaque é sua praça principal na 1ª Etapa, recentemente reinaugurada pelo prefeito João Henrique e o vereador Everaldo Bispo. Em 2014 foi inaugurada uma nova praça pelo prefeito ACM Neto, localizada na segunda etapa. Além da reforma da praça da terceira etapa. Possui um campo de Futebol apelidado de 'Beira lixo" onde acontece o principal campeonato de várzea do bairro. Possui um bloco carnavalesco "AS DERRUBADAS" que desfila dentro do bairro no sábado de Carnaval. O bloco é formado por homens travestidos que levam para o bairro muita descontração e irreverência onde a maioria dos foliões sempre procura homenagear artistas famosos.
Na 1ª Etapa está localizado o Posto de Saúde Cecy Andrade, recentemente reformado pelo prefeito ACM Neto.
Na 3ª Etapa está localizado o Centro Social Urbano de Castelo Branco, que oferece uma série de serviços à comunidade, incluindo um Centro de Saúde e quadro esportiva, e também o Presídio Lafaiete Coutinho.
REFERÊNCIAS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Branco_(Salvador)
http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=4&cod_polo=72
https://soteropolitanosdecastelobranco.wordpress.com/2007/11/01/big-bairro-branco/
Muito interessante não sabia que o bairro de Castelo Branco é rico de grandes histórias. ...
ResponderExcluirSua pesquisa é só sucesso menina, parabéns. Fiquei surpresa em saber que Castelo Branco possui tantas áreas bonitas.
ResponderExcluirQue bom, gostei muito de conhecer melhor o bairro que sempre foi confuso pra mim que vou pouco lá. Nunca sei diferenciar as etapas rsrs.
ResponderExcluirNossa! Nem conhecia esse bairro. Parabéns pelo trabalho, foi muito bom conhecer essa história interessante
ResponderExcluirMuito bem Maria Aparecida,o bairro que vc escolheu tem um estilo inconfundível de marcas,trajetórias,uma riqueza enorme em modos de vida e lugares-comuns construídos so longo do tempo.Parabéns pelo deu blog
ResponderExcluirParabéns pelo blog Cida! Vc fez uma pesquisa muito interessante sobre o bairro de Castelo Branco, informações importante para nós educadores!
ResponderExcluirCida achei muito interessante o seu blog . Sua pesquisa colabora imensamente com a preservação das memórias e culturas que fazem a historia de uma comunidade. Você está de Parabéns, adorei!
ResponderExcluirParabéns Cida pelo seu blog, histórias interessantes sobre o seu bairro muito enriquecedor.
ResponderExcluirCASTELO BRANCO TRADICIONAL UM BAIRRO TRADICIONAL DE SALVADOR.
ResponderExcluir#DBVDudadaBahiaVideos
47 anos que convivo neste maravilhoso bairro de Castelo Branco, e ainda trago na lembrança o formato original e bonito que o bairro tinha.
As residência foram construídas em dois modelos com casas comuns separadas por muros e outras com dos pavimentos sendo essa com lage e telhado como um pequeno Village. Ja as demais com telhados em duas abas e com quintais bastantes arborizado.
Muros baixos e pré moldados, e casas na cor branco e passeios pavimentações com placas de concreto pré moldados.
Na quela época o bairro de Castelo Branco também tinha algo muito interessante e importante que era um atraente visual, já que desde a 3ª etapa até a sua última etapa no final de linha, tinha árvores que dava só bairro a impressão de uma cidade do interior.
Na praça principal,bonde era localizado o Supermercado Pães Mendonça, existia ali uma grande TV, que foi doado aos moradores pelo Supermercado, onde a noite centenas de pessoas se reuniam para assistir o Jornal Nacional e a novela das oitos.
Outro ponto importantíssimo, é a Colônia Penal Lafayette Coutinho, era conhecida com "Pedra Preta". E mais tarde a Colônia Penal, ganha um importante vizinho que é o Centro Social Urbano de Castelo Branco.
Ainda me lembro de seu Pedro, um ilustre motorista, que fazia a linha Castelo Branco Terminal da França, e tinha o costume de passar buzinando pela via Principal, a Rua Genaro de Carvalho. Castelo Branco teve dia inauguração final, no ano de 1974. Depois veio a construção do Colégio Estadual Professor Roberto Santos. Onde concluir a minha 6ª seria do ensino fundamental.
Não poderia e serrar esse meu relato sem falar de um importante morador do bairro que era o Barbeiro e músico muito conhecido por realizar vários saraus com seus amigos também músicos,animavam as tardes de sábados, no final de linha.
Quero também agradecer e parabenizar a Vida, pelo maravilhoso trabalho de pesquisa sobre o nosso bairro de CASTELO BRANCO. Parabéns e a você todo o meus respeito e considerações.